
Como foram de Páscoa? Ganharam muitos ovos? Comemoraram a ressurreição de Cristo? Foi um domingo qualquer? Apesar de já ter passado, ainda permanece algumas curiosidades que eu descobri sobre essa data comemorativa.
Para os cristãos:
Dizem que Jesus, quando foi crucificado, não foi pregado pelas mãos, mas sim, pelos pulsos. Se ele fosse pregado pelas mãos, "rasgaria" a mão até soltar por causa do peso do corpo. Ao contrário das mãos, o pulso tem um osso que não deixaria acontecer essa "rasgação" da pele. E agora, tem explicação?
Sobre as origens do coelho:
- Tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.- Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?
- No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antiguidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.
- Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertilidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!
Sobre o maior ovo de Páscoa do Brasil:
Está exposto em São José, Santa Catarina. Três pessoa trabalharam dez dias para fazer um ovo de 2,58m de altura por 6,36m de circunferência, pesando por volta de 800Kg. Comparando, o maior ovo comestível do mundo feito na Bélgica tem 8,30m de altura, 6,40m de largura e quase 1600Kg. Apenas "um pouco" maior.
Espero que tenham gostado.
Um comentário:
para os cristãos = fê cristã fervorosa \o/
xD
Postar um comentário